- Prof. Dr. César Steffen
Os momentos de interação direta.
No post anterior trouxe a importância e dicas de como gerar e organizar as aulas ao vivo no EAD.
Nas aulas ao vivo é normal haver um canal de chat síncrono, onde os alunos podem interagir com o professor ao longo da aula fazendo comentários, trazendo dúvidas, e mais.
Algumas IES já organizam isso, deixando o chat com os tutores ou assistentes. Mas sempre é positivo o estudante ter contato com o professor, poder conversar, tirar suas dúvidas, ou até mesmo só saber quem ele é.

Então, é importante organizar a forma como a interação será construída, então aí vão algumas dicas que aprendi nestes anos de aulas EAD:
foque o que pode e deve ser colocado no chat: perguntas, dúvidas, comentários, etc.;
se possível, tenha uma janela ou campo aberto para copiar as perguntas - particularmente, eu não gosto de interromper explicações no meio, então sempre que posso peço para o aluno esperar e respondo depois;
observe sempre os nomes, e trate a dúvida citando quem a manifestou. Lembre: na EAD estamos lidando com UMA pessoa, que às vezes está sozinho em casa, no ônibus, e mais. Então, seja pessoal na resposta, isso não somente envolve o aluno como estimula outros a participar;
controle o tempo das respostas para não estourar o tempo da aula, e tenha previsto no tempo da aula um espaço para perguntas e respostas;
verifique o que é dúvida real, que tem a ver com o conteúdo, com os conceitos, teorias, etc. da aula, da disciplina, e o que é curiosidade do alunos, e de foco na primeira categoria, deixando as demais para o tempo que sobrar (se sobrar);
se puder, peça apoio de um tutor para mediar, especialmente em turmas grandes. Muitas IES já preveem isso, mas se não tiver verifique se é possível, e peça.
E, acima de tudo, muna-se de muita paciência. E lembre-se: as mesmas limitações e problemas que você professor sente na EAD o aluno pode estar sentindo também, e mais ainda. Então, simpatia e empatia, sempre.
Prof. Dr. César Steffen.