Buscar
  • Prof. Dr. César Steffen

O cenário da EAD em momento de pandemia.

Se ainda existiam dúvidas sobre a aplicabilidade da EAD em várias situações e vários níveis de ensino diferentes, elas estão sendo sanadas pelo momento atual da quarentena. Sem a possibilidade de estar juntos fisicamente, e sem saber ao certo até quando estaremos separados, as instituições de ensino foram literalmente obrigadas a adotar a EAD em suas estratégias e não deixar de atender os estudantes.

Muitas instituições de ensino não tinham planos ou mesmo estrutura de EAD, e sequer tinham professores ou gestores capacitados ou acostumados com a EAD via ambientes e plataformas AVA. O improviso e o trabalho árduo foram o tópico do momento, mas todas estão atendendo seus alunos e mantendo as atividades com a máxima qualidade e envolvimento possíveis. Neste aspecto, é interessante citar pesquisa da Hoper, empresa de consultoria especializada no mercado de ensino em todos os níveis, que detectou que cerca de 67% das consultadas NÃO tinham ações EAD antes da crise das Covid-19. Atente para o fato de que isso não envolve somente ensino superior, mas todos os níveis de ensino. Ou seja, dentro do universo pesquisado - que permite alguma projeção para o cenário total do país - mais da metade das escolas e institutos, e até algumas faculdades, não tinham prática ou conhecimento da EAD. Imagine então a formação dos professores para atender tais demandas. Neste aspecto, a mesma pesquisa procurou entender como os professores estão frente a este cenário. As dificuldades mais citadas pelos profissionais do ensino foram:

- Definir os conteúdos - Ministrar as aulas - Criar atividades e tarefas Os mesmos responderam que entendem que “utilizar as ferramentas disponíveis” e “aplicar as ferramentas para tornar as aulas interessantes” são as maiores dificuldades com as tecnologias, e percebem que as instituições de ensino demonstravam dificuldade com “definir as tecnologias a serem utilizadas” e “atuar na formação de professores”. Os gestores pesquisados citaram que a comunicação com os alunos e o atendimento via plataforma são dificuldades muito presentes, mas a formação e capacitação dos professores para atuar desta forma foi o item de maior destaque As ações e aplicações da EAD estão ocorrendo, muto, de forma emergencial - mas que parece que veio para ficar, em todos os níveis. O cenário é complexo. Estamos em um momento de testes e improvisos. Se as instituições de ensino superior já traziam expertises na EAD, e precisaram focar, ampliar e re-organizar os conhecimentos. As escolas estão aprendendo, por si ou com os demais parceiros e mesmo através da busca de consultorias especializadas. Mas a tônica que se observa é a necessidade de capacitar a estrutura, os gestores e, claro, os professores para lidar de forma rápida com a EAD em toda sua dimensão, e ofertar aulas que encantem, conquistem e, claro, acima de tudo ensinem.

César Steffen

4 visualizações
 
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por EAD Sem Mistérios.