Buscar
  • Prof. Dr. César Steffen

Como tratar o aluno na EAD?

Uma informação inicial fundamental, que será aplicada em todos os momentos das atividades da EAD em qualquer nível, e estará com o professor em todos os momentos.


Vejo muitos colegas com dúvidas e inseguranças sobre como tratar, como se relacionar e como mesmo colocar o aluno no conteúdo, nas vídeo aulas, no podcast e nos demais meios utilizados na EAD. E é uma dúvida válida, normal, esperada mesmo, tendo em vista a novidade que a EAD ainda representa hoje no cenário da educação Brasileira.


Bem, de forma bem direta, esclareço que na EAD, você não está falando com uma turma, você está interagindo com UM aluno.



Em posts anteriores eu mencionei que o aluno não está sozinho. Digo e sustento isso porque o aluno tem acesso a todos os conteúdos e equipes da IES para aprender e ter auxílio em qualquer necessidade. Mas na hora do acesso, da aula, ele está sim, sozinho.


Devemos atentar a isso, pois faz toda a diferença na construção da fala.


Veja, estamos acostumados a salas de aula com 30, 40, 50 ou até mais alunos, e a tratá-los no coletivo: a turma, os alunos, vocês, etc.


Mas na EAD o aluno está em casa, no trabalho, no ônibus ou trem, à tarde ou de madrugada. Ele pode ser da cidade onde você mora, da sua região, do seu Estado, mas também de ser de outra parte do país, com uma cultura e hábitos muito diferentes. Não sabemos, e nem sempre teremos como saber, pois não raro teremos turmas com 300, 500 alunos (já vi até com mais que isso).


Então, a primeira dica é: trate o aluno em primeira pessoa, VOCÊ, TU, e suas derivações.


O plural deve ser evitado, e regionalismos também.


Pense pessoal, pense em uma pessoa, e fale com ela, dirija-se a esta pessoa de forma direta e o mais intimista possível. “Olho no olho”. E seja o mais natural possível.


E lembre-se: por mais que você esteja tentado a achar que está falando para um computador, isso é um equívoco. Você está falando com uma pessoa. O computador é o seu meio para chegar a essa pessoa.


Prof. Dr. César Steffen.


11 visualizações
 
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por EAD Sem Mistérios.