Buscar
  • Prof. Dr. César Steffen

Avaliação na EAD (3) - Fórum

Apesar de estar reduzindo sua importância no contexto das aulas EAD para outros recursos, 'fórum é um ótimo elemento de avaliação, pois gera interação entre os estudantes e engajamento com os conteúdos.


Os fóruns, espaço de debate dos ambientes da EAD têm, infelizmente, perdido espaço para outras formas de interação e de troca na EAD, especialmente em turmas com muitos alunos. Mas é uma ótima forma de permitir o debate e a interação entre os alunos, de aproximá-los da disciplina e entre si.


O fórum é um espaço onde os alunos podem debater e trocar sobre temas e elementos específicos da disciplina. Normalmente o professor abre o fórum com um tema específico, como um conceito, um fato ou estudo de caso, por exemplo, e os alunos colocam seus entendimentos, interagindo entre si.


É uma boa forma não somente de avaliar, mas também de verificar como está a compreensão e o conhecimento dos alunos do que está sendo debatido, indicando até mesmo eventuais necessidades de retomada ou de reforço de algum conteúdo.


Para isso, o fórum precisa ser monitorado com frequência, diariamente, para que seja possível verificar a evolução do debate. Normalmente os sistemas oferecem relatórios de participação quantitativa, ou seja, quantas vezes o aluno se conectou, quantos alunos acessaram ou não, quantas vezes participou escrevendo, e mais, mas é muito importante verificar também a questão qualitativa, ou seja, o que foi inserido.


Uma dica, caso decida usar o fórum: avalie não somente o conteúdo, mas a participação. O objetivo de um fórum é interação, troca, debate, logo a avaliação deve valorizar de alguma forma esta interação e troca, não somente o conteúdo.


Da mesma forma, verifique a questão qualitativa, ou seja, o que e como estão postando, para verificar como está o andamento da turma quanto aos conteúdos.


Outra dica: de um peso menor ao fórum, e trabalhe com tempos mais restritos, como 2 ou 3 dias. Já vi um colega colocando um fórum para todo o período da disciplina, e que acabou envolvendo vários assuntos. Interessante, e não é errado, mas dificulta a avaliação e mesmo a percepção do aluno sobre o debate.


Entendo que em um caso como este, seria mais interessante fóruns semanais com temas específicos do que um geral. Mas, claro, é o estilo de cada professor, e a metodologia da IES que devem ditar isso.


Prof. Dr. César Steffen.


4 visualizações
 
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por EAD Sem Mistérios.