- Prof. Dr. César Steffen
As questões padrão ENADE (final)
Nos dois posts anteriores tratamos dos fundamentos e da estruturação das questões ENADE. Neste post finalizamos com os tipos de questões e comentários gerais
Como colocado, as questões ENADE se baseiam em uma análise da formação dos processos cognitivos de construção do conhecimento que são medidos e avaliados de forma direta.

Bem, isso gera algumas estruturas básicas de questões que são vistas e visíveis nas diferentes edições das provas do ENADE, sendo estas:
Afirmação incompleta
Asserção-razão
Associação de colunas
Lacuna ou substituição de termos
Múltipla escolha simples
Múltipla escolha complexa
Seriação
Verdadeiro-falso
Estes formatos são claros e específicos, e se distribuem nas provas com pesos diferentes para formatar e construir os objetivos de avaliação em cada área. E cada formato tem sua estrutura e lógica de construção que deve ser observado.
Não cabe e nem haveria espaço para tratar de todos estes formatos neste post. Mas é importante colocar que as instituições podem ter padrões ou parâmetros específicos para as questões que devem ser observados. Por exemplo, sei de uma IES - por já ter desenvolvido conteúdo para ela - que não aceita questões com afirmativa ou conteúdo negativo, do tipo “das opções abaixo o que não representa (...)”.
Então, antes de desenvolver seu banco de questões, verifique as regras da instituição. O formato e estrutura da questão não muda, mas sua formatação e o nível de dificuldade, sim.
E atente aos formatos, regras e lógicas do ENADE. Você terá mais fpoco e assertividade em suas ações, e melhores resultados na EAD.
Prof. Dr. César Steffen.