Buscar
  • Prof. Dr. César Steffen

Ainda há espaço para LMS na EAD?

LMS é a abreviação para Learning Management System, Sistema de Gestão de Aprendizagem numa tradução livre. Simplificando, o nosso conhecido AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde se cria, posta, disponibiliza conteúdos em vários formatos, e pode acompanhar o envolvimento e o desempenho dos alunos. Se Moodle, Blackboard, Canvas e Google Classroom não são palavras estranhas você sabe o que está sendo falado - mesmo que até agora não soubesse disso ou mesmo chamasse desta forma.

A pandemia colocou 99,9% dos alunos no EAD, até mesmo aqueles que nunca tiveram o acesso ou sequer eram autorizados pelas regras do MEC a utilizar deste recurso, como estudantes de ensino básico. Visualize uma criança de 7 anos em casa tendo aula no Moodle por teleconferência. Essa imagem seria impensável a bem menos de 1 anos atrás, mas hoje em muitas escolas tem sido realidade, imposta pela realidade da quarentena. Mas isso tem trazido a tona algumas limitações das plataformas, que em certos casos não conseguem ofertar os recursos que a aula precisa, os estudantes desejam ou os professores entendem e conseguem aplicar. E as experiências ficam limitadas.

Como gerenciar uma interação síncrona online com uma turma de 30 pequenos recém alfabetizados ou em alfabetização, e com toda a energia normal da idade e com toda a ansiedade de estar em casa, com saudades dos colegas e das brincadeiras? Como promover experiências ou contatos com a prática em ambientes online para, por exemplo,um curso da área da saúde? Como ir além do e-book e da videoconferência em plataformas muito focadas em ensino superior ou capacitação empresarial? Muitas recursos, softwares e sites tem se mostrado de grande valia e apoio ara responder a perguntas como estas, oferecendo oportunidades de ensino aprendizagem através de jogos, brincadeiras, simulações e atividades que cativam prendem a atenção e ajudam os pequenos e os grandes a aprender e testar seus conhecimentos em várias áreas e temas. Os recursos e tecnologias existem, mas muitas vezes ou estão fora das plataformas ou não encontram compatibilidade com estas. E o professor, o gestor e os técnico da TI se veem às voltas com 3, 4 ferramentas e recursos ao mesmo tempo para que o tempo do alunos seja valorizado e as metas de ensino atendidas. Assim, muitos especialistas e gestores têm se preocupado e refletido não somente sobre a viabilidade, mas também sobre a necessidade de manter tais sistemas frente a nova realidade do ensino em geral, e do EAD em particular. Claro, Covid-19 está colocando professores e gestores em uma posição de gerar ações imediatas, pois as aulas e os atendimentos aos alunos não podem parar. Então, neste momento tudo ficará como está. Mas passada a crise, superada a quarentena, muito deverá, a médio e longo prazo, mudar. Especialmente se as plataformas não se adaptarem. César Steffen

5 visualizações
 
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por EAD Sem Mistérios.